Escuro

Roda Viva | Marco Antonio Villa | 16/01/2017

Roda Viva
Inscrever-se
Visualizações 717 488
91% 15 105 1 426

Roda Viva leva ao ar uma entrevista inédita com o historiador Marco Antonio Villa. Mestre em Sociologia e doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP), Villa é autor de dezenas de livros, como A História das Constituições Brasileiras: 200 anos de luta contra o arbítrio; Ditadura à brasileira - A democracia golpeada à esquerda e à direita; e O Nascimento da República no Brasil - A primeira década do novo regime. O historiador também é comentarista do Jornal da Cultura e da Rádio Jovem Pan, além de assinar artigos para o jornal O Globo e a revista IstoÉ.

Nesta edição, ele é entrevistado por Edison Veiga, repórter do jornal O Estado de S. Paulo; Diego Viana, colaborador do jornal Valor Econômico e doutorando no programa Diversitas (Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos), da USP; Thais Arbex, repórter do jornal Folha de S.Paulo; José Leonardo do Nascimento, historiador; e Eduardo Viveiros, cientista político e professor da Estácio São Paulo.
Siga o Roda Viva nas redes sociais!
Facebook: facebook.com/rodaviva
Twitter: twitter.com/rodaviva

Publicado em

 

17 Jan 2017

Roda VivaTV Cultura (TV Network)debatemarco antonio villa

Compartilhar:

Compartilhar:

Baixar vídeos:

Carregando o link.....

Adicionar a:

Minha playlist
Assista mais tarde
Comentários 1 814
Ilza Gosto muito da sua postura Caseli
Ouvindo vc Antônio Vilas fala,me sinto informada com responsabilidade!!👍👍
Ilza Gosto muito da sua postura Caseli
Marcos Antônio Vilas, parabéns, gosto de ouvi-lo!!! Não tem meio termo, fala do q está acontecendo, sem lado!!! Meu grande abraço!!!!
Edson Andruczewicz
Edson Andruczewicz 15 dias atrás
A jovem Pan que não é grande coisa também, descarta, outras tranqueiras admitem o elemento bipolar!
Mariza Keenan
Mariza Keenan 15 dias atrás
Vila,voce esta muito chato
Tânia da Cruz Röhrig
Tânia da Cruz Röhrig 16 dias atrás
O professor de física da USP, que afirmou no programa do Jô que o aquecimento global é um mito, faz parte desse grupo, que o Villa lidera.
Tânia da Cruz Röhrig
Tânia da Cruz Röhrig 16 dias atrás
Grande intelectual, mas foi comprado. Prestou consultoria para o Temer, e não toca no assunto dos inquéritos por astronômico roubo do dinheiro público nem sua prisão domiciliar, que nada mais é do que uma hospedagem em hotel 6 estrelas. Parece que na sua ótica, nunca houve roubo. Nem antes e nem depois. Deplorável.
Muhammad Ibn Al Rahman Al Rahim
Parabéns Marco Antonio Villa. Uma mente brilhante que deveria ser usada e utilizada em prol de melhorias para o povo do Brasil. Infelizmente este país jamais cumprirá com o seu destino de ser uma grande Nação!.
Tee Lu Rizzo
Tee Lu Rizzo 17 dias atrás
Villa continua coerente - 25:41-44 = Combater a corrupção doa a quem doer independente de que partido seja. Ele criticava com muita autoridade a corrupção e os arroubos aoutoritários PTista, e agora critica o autoritarismo, terraplanisto, reacionarismo e também o nopotismo Bolsonarista e é um dos poucos comentritas políticos independente. E mais Villa permanece conernte também quando atualmente fica denuncuia também as manobras de Flávio Bolsonaro, de mimimi pedindo arrego ao Toffoli pra que impeça os rabalhos de investigação do COAF, a complacência do ministério público em relação ao miliciano foragido Queiroz, a absurda indicação de Eduardo Bolsonaropra embaixador nos EUA, o cínico desmonte do IBAMA e de 30 anos de políticas ambientais, a sabujice perante ao governo Trump, as mentiras e ofensas do presidente contra Miriam Leitão Flavio Santa Cruz, o anti-cientismo calcado no fundamentalismo religioso, o covarde ataque ao IBGE, INPE, pra citar alguns exemplos. E claro, os Bolsolavettes que aplauidiam há 2 anos quando ele criticava o PT, agora espumam de raiva com as críticas ao Bozo.
Maria Tereza Fernandes
Marcos Antônio Villa o Sol!
Luciano Figueiredo
Luciano Figueiredo Mês atrás
Lula oque que ele fez pra ta presso😔😔😔😔
Luciano Figueiredo
Luciano Figueiredo Mês atrás
Dão dano muita bola pro moro ele deveria ser só um juiz passa na partida de futebol e passa discreto
Luciano Figueiredo
Luciano Figueiredo Mês atrás
Essa lava jato travou o brazil👎👎👎👎👎👎
brinia dantas
brinia dantas Mês atrás
Hoje é possível ver que o Villa errou ao falar que não observava interesse político em Sérgio Moro! Mas isto não tira os méritos do grande profissional que o Istoriador é.
Conhecimentos acultos
Conhecimentos acultos 2 meses atrás
Dinastia é a Sarney, desde 1610 sugando as verbas públicas.
Fábio Alves
Fábio Alves 2 meses atrás
Prof lixo
Mateus Faria
Mateus Faria 2 meses atrás
Cada resposta uma aula.
Carlos Vipe
Carlos Vipe 2 meses atrás
Ele fala, esclare, denuncia mesmo fatos reais da corrupção, da impunidade, da injustiça neste pais . . . que até arrepia.
Cesar Fernando pereira
Cesar Fernando pereira 2 meses atrás
Fazendo uma comparação entre Marco Antonio Villa e José Leonardo, da pra ver a diferença entre o historiador que estuda história, e o que inventa história.
Luís Silva
Luís Silva 2 meses atrás
A história do Brasil é fortemente arbitrária, ou a arbitrariedade rege este País, mal sabia ele que 3 anos depois ele seria vítima dessa arbitrariedade ao ser afastado da Jovem Pam, pois o governo vigente ( Bolsonaro) ficou incomodado com suas críticas .
wilham kalil
wilham kalil 2 meses atrás
A lava jato não produziu personagens políticas? Sérgio Moro é o quê? E Villa o cachorrinho de estimação da DIREITA facista acaba de ser demitido da Jovem Pan, a pedido do Bozo eleito.
Felipe silva
Felipe silva 2 meses atrás
O ego do Villa é um buraco negro.
Sistemas Empresariais
Sistemas Empresariais 3 meses atrás
comunista
Fábio Alves
Fábio Alves 3 meses atrás
🤮
jucerlandes fernandes
jucerlandes fernandes 3 meses atrás
Villa tem um excelente livro ( Um pais partido, 2014 a eleição mais suja da história.) que fala muito bem sobre a maquina de destruir reputações chamado de PT.
André Cruz de Aguiar
André Cruz de Aguiar 3 meses atrás
💡
madbpt
madbpt 3 meses atrás
Tal,tal,tal,tal e tal.
Cidadão Patriota
Cidadão Patriota 3 meses atrás
Impressão minha ou ele tava lendo algo na mão??
Christian D'santis
Christian D'santis 3 meses atrás
Villa Playboy!!! Dizer mais o quê?!
Claudio Mello
Claudio Mello 4 meses atrás
CAMPEÃO
eladio pereira
eladio pereira 4 meses atrás
Nenhum militante diz que é inimigo da república. Suas ações sempre são a favor da república. Quando alguém ataca ferozmente um governo que ainda está se estruturando, como pensa estar colaborando com esse governo?
joao claudio Claudio
joao claudio Claudio 4 meses atrás
52:00 Resumindo: Nada de bom no governo Haddad em São Paulo
joao claudio Claudio
joao claudio Claudio 4 meses atrás
Os conhecimentos do Professor Marco Antônio Villa são realmente amplos e esclarecedores. Acho contudo mais interessante os mergulhos na história. aliás é por isso que sou frequente nessas gravações do Roda viva onde encontro personagens e autores que não dão a sua dimensão dentro da linha de credibilidade que precisamos ter. O programa está ótimo.
joao claudio Claudio
joao claudio Claudio 4 meses atrás
12:59. Como mudar a história do Brasil? Ou qualquer história? ela não é uma sucessão de fatos com uma cronologia para relata-los fielmente.
joao claudio Claudio
joao claudio Claudio 4 meses atrás
A postura do entrevistado quando lida com pessoas as quais não concorda cm o ponto de vita lhe tolhe por completo a compostura e isso nunca foi bom.
TIAGO ROCHA
TIAGO ROCHA 4 meses atrás
Villa mal sabia que em 2019 o próprio Moro acabaria com a lava jato ao trocar a cabeça do Lula por um ministério e a ascensão dos integrantes da lava jato na política partidária.
g s
g s 4 meses atrás
monstro
Max Tolentino de Moura e Silva
Villa é um é sem dúvida um dos maiores intelectuais brasileiros , dono absoluto da verdade, inclusive em questões econômicas. Prova contundente que Deus é brasileiro, personificado em sua pessoa.
LÚCIO LOPES
LÚCIO LOPES 4 meses atrás
Esse Villa é categoria. Eu sempre disse que Lula era o Coronel do Século XXI , fez política com as velhas práticas de alienar o Pobre de forma subserviente. Meu Avô fazia politica do interior dando Um Pé de uma Bota e dizia ^Se meu candidato ganhar venha buscar o outro. Mais Cel., se seu candidato perder, ai vc fica pulando igual ao Saci-Pererê. Da mesma sola tirou a correia, Lula ao mesmo tempo que saqueou os cofres Públicos, aumentou os impostos da sexta básica, entregou o capital aos grandes especuladores, bancos e grandes empresas, modificou as benesses de FHC intitulando-a como Bolsa Família e, pelo Brasil a fora seus militantes diziam aos Pobres se vc não votar no PT eles cortam o Bolsa Miséria. Grande 171 do País foi o lula, com letra minúscula.
Osmar Jesus Ferreira
Osmar Jesus Ferreira 4 meses atrás
Estou vendo este programa em janeiro de 2019. Agora me pergunto: Estaria o Professor Villa virando profeta???
breno jerry
breno jerry 4 meses atrás
Etc e tal !
renato araújo
renato araújo 4 meses atrás
Citação de Villa (16.jan.2019): "Não me parece que a lava a jato vai abrir espaço para candidaturas políticas"!....Pois é, Sr. Villa...Todos nós que dizíamos que havia na lava a jato e na nova direita muita empáfia, ego e malversação com relação à lei, éramos taxados de petistas!!! Agora é engraçado ver e reforçar que "toda mentira gravada é historiografada!" As nervosas passadas de dedo no nariz e bochecha que o Prof. Villa nervosamente deduz aos psicanalistas são a sua insegurança teórica de ontem e hoje, são manchas desnecessárias naquilo de positivo que ele próprio diz que defendia. Nada como o tempo para demonstrar os nossos erros de análise, em função do carreirismo político não é professor Villa? Essa entrevista mostra o quanto os historiadores devem de fato não ser jornalistas, políticos ou militantes e de fato, seguir os exemplos de FHC e da Marilena Chauí que souberam, na medida do possível para cada biografia, distinguir o intelectual do político...Enquanto políticos, ainda que maldosamente: "esqueçam o que escrevi" ; enquanto acadêmicos, "por favor, comprem os meus livros (convidem-me para palestras, consultorias e programas de TV e Rádio bem pagos) e imaginem que em algum dos poucos momentos que puder sobrar da minha fala, eu 'tentarei' dizer a verdade....eee taaal" (pra fazer uma brincadeira com este insistente vício de linguagem do prof. Villa que dura até os dias atuais!!!). Um ano e três meses dessa entrevista do Roda Viva...Hoje, contrariando o desejo republicano do professor Villa (que também é o nosso, a pesar da crítica positiva que fazemos a ele), o ex- juiz Moro (que foi defendido tão cegamente pelo Villa e por tantos e tantos...e continuou e continua sendo defendido "em nome da pequenez da ideologia imediata", mesmo com tantas práticas anti-republicanas antes, durante e depois da lava a jato) Moro é ministro do Bolsonaro, com vistas à indicação política do "ministério supremo" com direito ao cargo vitalício ou quiçá a egóica máxima "presidência da república" - de bananeira?- (mas esta é cada vez mais improvável ao ex-juiz hoje franzino...quase "deprimido", dado que sua ex- grandeza de martelo em horário nobre de televisão, o que não se revertera em grandeza pública e não está dando lugar senão a uma fraqueza como ministro político, do tipo bem relés, que não comenta o óbvio ululante para não se entregar diante do evidente! Se a reforma da previdência, combate à corrupção não passarem, a culpa é de todos os que mentiram em nome da República na estratégia do "vamu fazê o que dé, desde que se elimine o PT"! Estamos de olho nos seus ardis e nas suas formas de agir, nada será esquecido na verdadeira história (seja a das grandes transformações ou nas transformações mesquinhas pelas quais os mesquinhos se decidiram! como dizia o meu avô: "uns gostam dos olhos, outros da remela"!). Viva a verdadeira nova e grande transformação da República! Abaixo aos aproveitadores, sofistas e carreiristas que usam o brilhante nome republicano para fazer as suas porquices aplaudidas pelos que ignoram a importância da República nesse momento de encruzilhada geopolítica, porque não a vivem em suas vidas! Isso, atenção, quem os aplaude não querem o mesmo que vocês defendem. Pensem nisso! Menos pedras públicas, menos caça às bruxas, menos aplausos, mais verdade e mais coerência!
Alpha Mídia
Alpha Mídia 4 meses atrás
Quem em sã consciência pergunta algo para essa anta do Villa?
Dylan Heleno
Dylan Heleno 4 meses atrás
Etc coisa e tal
Sergio Perdigas
Sergio Perdigas 4 meses atrás
Parabéns Villa, você é um intelectual e sempre perfeito em seus comentários.
Fabricio Suzart
Fabricio Suzart 4 meses atrás
impressionante a facilidade que ele tem argumentando, consultando informações e etc.
Deijane Calixto
Deijane Calixto 4 meses atrás
Que diferença gritante a apresentação do Augusto Nunes.... 👏👏👏
Valéria Santiago
Valéria Santiago 4 meses atrás
Excelente entrevista 🤩👏👏👏
Lenice ASR
Lenice ASR 4 meses atrás
Verdades com opiniões distorcidas, tendenciosas, isso não ajuda em nada o esclarecimento deste povo, que ele diz aos 30:46 que "tem um nível de informação e entendimento relativamente precário e tal", com certeza ele contribui para que essa situação continue a mesma. Podia usar seu talento para o bem.
FDA/ RS
FDA/ RS 4 meses atrás
Março de 2019... Assistindo novamente ao vídeo... Professor Villa...Um mestre ... Uma Aula de lúcida História crítica. Obrigado.
Seloneide Silva
Seloneide Silva 4 meses atrás
esse cara não é militante, ele é bolsonarista mesmo.
Juan Victor
Juan Victor 5 meses atrás
29:28 - Meu, Villa descreve o atual momento!
Euller piedade
Euller piedade 5 meses atrás
Ele mesmo admite que a república ainda não foi proclamada definitivamente, portanto isso se torna cada vez mais nítido que a restauração do Império é a melhor forma de resolver os nossos problemas.
Paulo Morais
Paulo Morais 5 meses atrás
Isso é um exemplo de quem lê muito.
sergio luis floriano barbosa
Acho o marco Antonio vila muito inteligente porém até hoje eu não consegui entender porque certa vez ele defendeu o governo militar e disse que não ouve ditadura e depois em um debate com Bolsonaro ele criticou a ditadura 😂
Juan Victor
Juan Victor 5 meses atrás
Acho que isso tem mais a ver com o livro dele Ditadura à Brasileira, o regime militar. Na entrevista pra UNIVESP TV ele parece ter uma opinião bem fresquinha sobre a ditadura brasileira. Eu pelo menos acredito que ele não mudou a respeito, apenas deu ênfase no momento do debate com Bolsonaro para o pressionar mesmo. No livro provavelmente tem muito mais disso, a hipocrisia dos dois lados em 1964 e tal!
Rap Lion
Rap Lion 5 meses atrás
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk essa mulher da folha de são paulo Thays é ridículo, ohh mulherzinha tosca, digno de pena ter uma jornalista dessa, realmente concordo com Villa, o jornalismo bom é raro de se encontrar.
Deivide Alex
Deivide Alex 5 meses atrás
Mestre Villa.
Itauan Guedes
Itauan Guedes 5 meses atrás
Fico atônito de ver como esses jornalistas são militantes. Aliás eram. 🤣🤣🤣🤣 Professor Villa sempre sensato! 👏👏👏👏 saudade quando o Augusto era o âncora.
Joao Luiz Ferreira
Joao Luiz Ferreira 6 meses atrás
Professor Vila, o Sr é um patrimônio Nacional. Precisamos de brasileiros que não tem medo de falar e provar a verdade provando inclusive com fatos históricos.
Eder Silva
Eder Silva 6 meses atrás
O Bolsonaro e presidente do Brasil engole essa petistas f d p!!
Marco Rossetto
Marco Rossetto 6 meses atrás
Perguntas sobre temas irrelevantes para que o entrevistado possa fazer autopromoção e enaltecer os tipos mais DESPREZÍVEIS no atual momento em que vivemos!! Sérgio moro é o melhor exemplo do que há de pior . A história é implacável com CANALHAS e TRAÍRAS
GUILHERME ALMEIDA
GUILHERME ALMEIDA 6 meses atrás
Esses caras insistem em trazer à baila o governo Lula como algo espetacular!
Heitor J G
Heitor J G 6 meses atrás
Desculpa , esse apresentador precisa tomar uma paulada na cabeça, ou cometer suicídio, do fundo do coração, tv cultura, fica o genuíno conselho.
Romullo Souza
Romullo Souza 6 meses atrás
Esse programa é muito bom. Deveria ser mais longo
Jose Tosto
Jose Tosto 6 meses atrás
Me impressiona a postura dos entrevistadores, falam tanto que fica visível a vontade de serem entrevistados e não entrevistarem
DeLaRi
DeLaRi 6 meses atrás
Ele adora o Lula kkkkkk
Juan Victor
Juan Victor 5 meses atrás
Quem? O Villa? 44:19
Peter Smith
Peter Smith 6 meses atrás
brvid.net/video/video-YZpbHr_Dnnk.html
Tonki Honks
Tonki Honks 6 meses atrás
Esse professor é um fenômeno!
Rogerio Prado
Rogerio Prado 6 meses atrás
Ilmo Sr Dr Prof.Villa, orgulho do Brasil, mente brilhante. Nossa eterna gratidão por compartilhar vossos vastos conhecimentos acadêmicos, captados de milhares de horas debruçados sobre livros e livros. Honrado defensor da República.!!! Mínimos igual de seu quilate!! Não se intimida com quem seja , fala a verdade 100% 24hrs , poucos são homens assim , na atualidade do Brasil. O senhor nos representa de verdade, parabéns , 10 com louvor.... Deus continue a lhe abençoar!!
Luciana
Luciana 6 meses atrás
DESCULPA USAR UM TERMO PATÉTICO MAS É REAL: O VILLA MITOU
TheWilliam4114
TheWilliam4114 6 meses atrás
Que capacidade de conhecimento
Rodrigo Dantas
Rodrigo Dantas 6 meses atrás
Professor Villa sou seu fã
Albertino Batista
Albertino Batista 7 meses atrás
Deus continue abençoando esse Dr em história,MARCO ANTÔNIO VILLA, estamos orando por você! SGT PM Albertino, Palmares, Pernambuco, Brasil.
Mario Filho
Mario Filho 7 meses atrás
Beber dessa fonte chamada Março Antonio vila e sempre um prazer. Os entrevistadores em sua maioria esquerdista ficaram com a língua presa. Kkķkkk
Glauce Lucia Maciek
Glauce Lucia Maciek 7 meses atrás
O grande brasileiro Marco Antônio Villa!!!
nubia oliveira
nubia oliveira 7 meses atrás
Gostaria de uma entrevista com Olavo de Carvalho.
maycon felix
maycon felix 7 meses atrás
Adoraria ver o Villa debulhando o Lula pessoalmente!!!!
Night 80s
Night 80s 7 meses atrás
Augusto nunes faz falta no Roda viva..
Claudio Cabrall
Claudio Cabrall 7 meses atrás
PROF. VILLA, EH MÚSICA CLÁSSICA PRÓ MEUS OUVIDOS...👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Wagner Sarchis
Wagner Sarchis 7 meses atrás
assistindo a essa entrevista dois anos depois, no dia primeiro de 2019, e Marco Antonio Villa acertou tudo! PT se acabou e Bolsonaro presidente!
Próximos vídeos
Roda Viva | Alexandre Frota | 19/08/2019
1:21:20
PRANKING MY SISTER with Bad Makeup
22:25
Visualizações 1 236 797
No Halo - BROCKHAMPTON
4:21
Visualizações 599 096
Roda Viva | Gilberto Gil | 1999
1:33:06
Visualizações 1 585
Roda Viva | Rodrigo Maia | 12/08/2019
1:22:49
Roda Viva | Felipe Santa Cruz | 05/08/2019
1:22:23
Chico Buarque & MPB-4 - Roda Viva
3:44
Visualizações 3 654 993
Ariano Suassuna - 06/05/2002
1:25:09
Visualizações 215 060
Roda Viva | Enéas Carneiro | 1994
58:50
Visualizações 1 766 812
Roda Viva | Bernard Appy | 29/07/2019
1:47:04
Roda Viva | Sérgio Moro | 26/03/2018
1:29:43
Visualizações 2 718 514
Roda Viva | Leonel Brizola | 1992
1:30:55
Visualizações 19 384
Roda Viva | João Doria | 15/04/2019
1:17:36