Escuro

O que seu DNA diz sobre você?

Atila Iamarino
Inscrever-se
Visualizações 192 389
99% 1 910 14

brvid.net/show-UCSTlOTcyUmzvhQi6F8lFi5wjoin
Entre para conhecer a MeuDNA Saúde: bit.ly/meudna-atila
O que o seu DNA diz sobre você? É possível conhecer mais sobre quem nós somos a partir do nosso genoma? Reflexões a respeito da nossa existência sempre foram feitas pela filosofia, mas com o avanço da tecnologia surgiram possibilidades para entendermos mais sobre nós mesmos e porquê somos como somos. No vídeo de hoje Atila Iamarino nos ensina mais sobre a nossa genética e também apresenta uma solução viável e acessível para você descobrir mais sobre porquê você é assim.
Roteiro e apresentação:
Atila Iamarino - Twitter @oatila
- Instagram @oatila
Direção, Produção e Edição:
Paloma Sato
Composição de Imagens e Animação:
Natalia Grego - Instagram: @natgrego.art
Apoio produção:
Igor A.B. Santana - Instagram: @igorabsantana
Referências:
Westgate, G. E., Ginger, R. S., & Green, M. R. (2017). The biology and genetics of curly hair. Experimental dermatology, 26(6), 483-490.
Zimmer, C. (2019). She Has Her Mother's Laugh: The Powers, Perversions, and Potential of Heredity. Dutton.
Adhikari, K., Reales, G., Smith, A. J., Konka, E., Palmen, J., Quinto-Sanchez, M., ... & Pizarro, M. (2015). A genome-wide association study identifies multiple loci for variation in human ear morphology. Nature communications, 6(1), 1-10.

Ciência e tecnologia

Publicado em

 

10 Jul 2020

Compartilhar:

Compartilhar:

Baixar vídeos:

Carregando o link.....

Adicionar a:

Minha playlist
Assista mais tarde
Comentários 60
Atila Iamarino
Atila Iamarino 27 dias atrás
Pessoal, o link para o teste da MeuDNA SAÚDE é esse aqui: bit.ly/meudna-atila Abraços
Tiago Gobbi
Tiago Gobbi 17 dias atrás
Essa de estudar cada gene na base da "martelada" eu gostei, Atila! Enquanto rolava o vídeo eu lembrava de uma empresa estrangeira que fazia comerciais e disponibilizava esses testes, e de um rumor/teoria da conspiração que dizia que o sigilo de nosso DNA não era garantido e que essas empresas estariam usando o sequenciamento para fins questionáveis, mas sei que você não deixaria uma empresa que não fosse 100% ética patrocinar o vídeo então, fico tranquilo! Ótimo vídeo COMO SEMPRE, um abração e até a próxima! :))
Mariana Ferreira
Mariana Ferreira 19 dias atrás
Queria saber é possível depois de já formado o dna , alterar o dna? Tipo quero alterar meu Dna pra ter olho azul. Seria possível?
Ricardo Gomes Lopes
Ricardo Gomes Lopes 21 dia atrás
Atila, tenho uma pergunta em relação a doenças genéticas e a evolução. Eu sou portador de hemocromatose hereditária, que se dá pela absorção em excesso de ferro. É possível que isso seja um traço genético devido ao fato de que, meu antepassados terem pouco acesso a alimentos ricos em ferro, de modo que, o processo evolutivo selecionou aqueles que tinham a capacidades de absorver ferro melhor, transmitindo esses genes a seus descendentes? Hoje as pessoas tem acesso a alimentos mais ricos em ferros e isso acaba sendo problema para pessoas que tem hemocromatose.
9bola3
9bola3 21 dia atrás
Faz mais lives sobre as vacinas/ corona por favoooorr!!!
Henrique Ribeiro marinho
OTAL DE R$ 1.199,00 ta louca ne
Etiene Lavoisier
Etiene Lavoisier 3 minutos atrás
Sensacional
Etiene Lavoisier
Etiene Lavoisier 7 minutos atrás
Átila, seus vídeo são sensacionais. Não temos o que comentar sobre isso. Entretanto,quando divulgo para amigos ou parentes, a queixa é, de que são muito grandes.
Sidney Alves
Sidney Alves 17 horas atrás
3:40 - Não tem nenhum asiático na minha família, mas meu cabelo é bem liso e grosso, meus olhos têm uma certa sensibilidade à luz que me faz fechar um pouco os olhos. E na infância ficavam perguntando se eu era japonês...
KAUAN EMANUEL
KAUAN EMANUEL 2 dias atrás
E eu que tenho uma orelha diferente da outra
ludmila maia
ludmila maia 4 dias atrás
#obrigadaAtila Seus vídeos têm ajudo muito nessa quarentena
VanJack
VanJack 4 dias atrás
E é por isso que os Bolsomínions não devem se reproduzir...
Tyler Durden
Tyler Durden 7 minutos atrás
Os petralhas também
José Carlos Budrevicus
Ótimo!
Apod Silvaticus
Apod Silvaticus 5 dias atrás
Chegando a era do CRISPR e as consequências da utopia Gattaca.
Gustavo Amkher Silva
Gustavo Amkher Silva 6 dias atrás
A era de Gattaca está chegando. Somando isso ao CRISP , teremos um futuro bem agitado.
Yuri Rosas
Yuri Rosas 6 dias atrás
Eu tenho um buraquinho na orelha chamada Fistola Auricular que somente pequena percela do mundo tem.
Nome sobrenome
Nome sobrenome 4 dias atrás
Eu tenho
Maicon Oliveira
Maicon Oliveira 6 dias atrás
"ads, everywhere" -Eric Cartman
Laila de castro
Laila de castro 7 dias atrás
Saí mais triste do que quando entrei pq n entendi nada 🤡🤡
Eloá Assis
Eloá Assis 7 dias atrás
O que leva as pessoas a darem dislike em um vídeo desse? Não dá pra entender
Etiene Lavoisier
Etiene Lavoisier 5 minutos atrás
Eloa, infelizmente, falta de formação.
Natalia Graziela Caldeira
A verdade liberta ou incomoda quem a quer ignorar, desde que ele passou a falar sobre o covid 19, pessoas que se alienam simplesmente não querem aceitar a realidade passaram à ter ódio gratuito e irracional dele.
Natalia Graziela Caldeira
@Nome sobrenome é um vídeo falando sobre DNA, o q esperava assistir? É ser muito estúpido para dar dislike à um vídeo didático. Não quer ver o vídeo é só não assistir.
joao lopes
joao lopes 8 dias atrás
Então e a epigenetica? Fala de como o ambiente é capaz de influenciar na genetica da pessoa. Por exemplo um filho adotado por pais propensoes a ter determinado tipo de cancro, passa a ter tambem propensão a ter esse tipo de cancro. Desenvolve o tema atila
Anavoeg Vanna
Anavoeg Vanna 9 dias atrás
Bem baratinho esse Exame!😊
Professor Howes
Professor Howes 12 dias atrás
E a antropologia mostra que até mesmo a nossa mais biológica cromossomia é influenciada pela cultura na qual nascemos e crescemos!!!
Breno Panetto
Breno Panetto 14 dias atrás
Átila vc tá engordando. Que diferença
Joelkson
Joelkson 14 dias atrás
Conteúdo muito bom
Louco
Louco 15 dias atrás
Gostaria de ver um vídeo sobre a relação entre genética e inteligência e desmitificar um tema tão polêmico e complexo quanto esse. Bom, pra quem gosta de Transhumanismo como eu, não chega a ser novidade essa noção de medicina individualizada para um futuro próximo. Espero que a manipulação genética avance bem o suficiente para que possamos ultrapassar as barreiras da bioética e corrigir as falhas do Design Inteligente ou nem tão inteligente assim, hahahaha.
Louco
Louco 9 dias atrás
@Juan Carlos Obrigado! São dois bons divulgadores de ciência.
Juan Carlos
Juan Carlos 10 dias atrás
Não vou saber te indicar um vídeo, mas posso te indicar um livro. "Darwin sem frescura", do Pirula e do Reinaldo, fala um pouco sobre isso. A relação entre genética e inteligência, e os "próximos passos" da evolução humana, além de abordar outros temas. Abraço!
Luciana Caldas
Luciana Caldas 15 dias atrás
Que legal 👏🏼👏🏼👏🏼
Edmilson Filho
Edmilson Filho 16 dias atrás
cadê suas orelhas?
MarcosCM
MarcosCM 13 dias atrás
Assaltaram ele
Thomáz Silva
Thomáz Silva 16 dias atrás
Átila, sabe uma coisa que seria muito interessante você também trazer? Bioenergética! É uma abordagem psicológica que diz que muitas coisas no corpo são genéticas mas muitas outras não (como formato da cabeça, olhos, condição da pele). Isso ocorre por conta dos traumas nos primeiros anos de vida. Vale a pena ler!
Natalia Graziela Caldeira
@Denderah DV pesquisa sobre Wilhelm Reich e a linha da psicologia corporal, é interessante, tem relação com o processo de mielinização do indivíduo.
Denderah DV
Denderah DV 5 dias atrás
Oi Thomáz, pode indicar algo confiável, pra mim? Obg!!!💝
amanda goncalves
amanda goncalves 16 dias atrás
Na avaliação pós-pandemia da população mundial será constatada uma mudança fenotípica na orelha dos sobreviventes desse caos. As orelhas sofrerão uma mutação em nível genético que passará para as futuras gerações. Um registro genético de quem sobreviveu a este caos. A população que sobreviveu terá orelha de abano, pelo uso contínuo de máscara que não ajusta anatomicamente, em sua maioria, e uma minoria terá o tamanho reduzido da orelha, em decorrência do elástico curto da máscara que todos os dias serra a orelha aos poucos.
Natalia Graziela Caldeira
É só ficar em casa. Além disso, tem máscaras que não são presas na orelha. De qualquer forma, não é uma saída de casa para fazer compra uma vez por mês (que pode muitas vezes ser feita online) ou uma saída por urgência pra fazer compra que vai deformar a orelha de alguém.
Helen
Helen 6 dias atrás
😄😄😆 Já ouvi humorista dizendo que as mãos precisarão de tratamento nos Alcoólicos Anônimos.
Nana K.O.
Nana K.O. 14 dias atrás
😂😂😂😂
Gorete Mendes
Gorete Mendes 14 dias atrás
Hahaha
Fabiano Ferrara
Fabiano Ferrara 16 dias atrás
Soube sobre um caso de homens q nasceram órgãos de mulher dentro do corpo e um deles engravidou com inseminação artificial Imagina essas pessoas criando outros dna's seria fantástico ou seria perigoso?
Natalia Graziela Caldeira
Lembro de ter estudado sobre no colégio e na faculdade, é uma síndrome.
Nana K.O.
Nana K.O. 14 dias atrás
Eu nao entendia direito o que significava isso. Dai vi uma reportagem de uma familia que a filha nasceu com um penis nao desenvolvido e orgaos femininos. Mas optou por nao operar para que ela crescesse e escolhesse o sexo que o seu cerebro identifica. E isso foi extremamente esclarecedor. Nao entendia porque existia familias que queriam optar por genero indefinido no bebe, achava absurdo. Mas entendendo a situacao, achei extremamente necessario educar a populacao que existe essa possibilidade tambem.
Henrique Moura
Henrique Moura 16 dias atrás
Assim como em Gattaca.
Ana Paula
Ana Paula 17 dias atrás
Atila, queria te pedir um vídeo, por gentileza. É verdade que nós mulheres estivemos 5 meses no útero da nossa avó? Li que como os óvulos da nossa mãe de formam qd ela tem 4 meses na barriga da nossa avó, então eu já estive no útero da minha avó. É isso mesmo? Geneticamente isso é verdade?
Daniel Miola
Daniel Miola 16 dias atrás
Sim, os óvulos são gerados durante a etapa pré-natal, mas ficam detidos em pro fase da 1a divisão meiótica, ou seja, permanecem imaturos até que a mulher atinja a puberdade, onde o processo recomeça de onde parou e termina com a ovulação, então todos os meses um ou dois óvulos completam o ciclo e saem de um dos ovários e são sugados pela trompa correspondente. Por isso é que as mulheres tem uma quantidade limitada de óvulos, obviamente mais que suficientes pra toda a vida fértil. Então respondendo a sua pergunta, não é que vc esteve por cinco meses no útero da sua avó, mas sim os óvulos (haploides) que contém 50% do material genético, ou seja, 23 cromossomos, que mais tarde a través da fecundação receberam outros 50% da carga genética por meio do espermatozoide (haploide), gerando uma célula diploide com 23 pares de cromossomos no total.
Watamiy
Watamiy 16 dias atrás
Sim, isso é verdade.
Samila Nizolli
Samila Nizolli 17 dias atrás
pois é.... eu vi que durante a pandemia, dois rapazes gêmeos de 30 e poucos anos se encontraram depois de serem separados enquanto eram bebezinhos. eles foram adotados por mulheres diferentes e os dois eram fotografos mas eu nem dei muita bola achei que fosse o acaso kkkkkkkkkkk ai ai
Empreender é poder
Empreender é poder 17 dias atrás
Átila, você é o melhor
João Victor
João Victor 17 dias atrás
Um dia vamos ter um horóscopo que funciona... Rs... Com medo mas empolgado!
Número 1
Número 1 18 dias atrás
I
diegonzalez25
diegonzalez25 18 dias atrás
Buen video!!
Bruno C.
Bruno C. 18 dias atrás
Merchan bom é aquele realmente útil, msm q vc não compre imediatamente. Parabéns pelo seu trabalho Átila
Lúcia Silva AS
Lúcia Silva AS 18 dias atrás
Que vídeo extraordinário 😱👏👏👏👏👏👏😍😍😍😍
Daniel Gomes
Daniel Gomes 19 dias atrás
Em 1:01 Não deveria ser AA Aa aA e aa ? fiquei em dúvida
José Albuquerque
José Albuquerque 18 dias atrás
Aa é igual a aA. Por isso ele representa as 2 formas por Aa.
rb 33
rb 33 19 dias atrás
Neguinho da beija-flor tem mais sangue branco do que negro. Pode-se dizer que talvez ele teve uma geração de homens brancos que se envolveram com mulheres negras.
Professor Howes
Professor Howes 12 dias atrás
Se envolveram? Foram 400 anos de escravidão, domínio, abusos e estupros de homens brancos da casa grande contras as mulheres e meninas pretas da senzala!
Marcus Vinícius Medeiros Oliveira
Gattaca chegandooo
Plácido
Plácido 20 dias atrás
Muito bom
Oscar Torres
Oscar Torres 20 dias atrás
Atila, uma pergunta: com o conhecimento da sequência de DNA nosso, essa empresa não poderia estar coletando dados meus para logo usar como mercadoria? se puderes responder, agradeço.
PICA DAS GALÁXIAS
PICA DAS GALÁXIAS 16 dias atrás
Poderia, pode. Eles garantem criptografia, por sua vez...
Oscar Torres
Oscar Torres 20 dias atrás
Excelente Atila, aprendi bastante sobre a importância da Genética,,, já estudava hereditariedade não apenas de plantas e animais, mas também de Sapiens: este vídeo complementa meus estudos. abraços,,,,
Gabriel HiroXD
Gabriel HiroXD 20 dias atrás
Salve Átila, blz? Eu reparei que no começo do vídeo você, brevemente, fala sobre as leis de Mendel e o seu trabalho na genética. Percebi que você se refere ao trabalho de Mendel como se fosse um tanto quanto ultrapassado, ou incompleto.. Eu estou aprendendo genética na escola agora e já sei que quero fazer biotecnologia de faculdade, uma área que mexe muito com engenharia genética e essas coisas. Se eu entendi corretamente seus comentários, você poderia me dizer quais são os pontos em que Mendel deixou algo passar e quais livros, cientistas ou matérias eu posso estudar para estar mais aplicado no conteúdo?
Gabriel HiroXD
Gabriel HiroXD 19 dias atrás
@Estudio C. INTERTAGNA Para alguém que quer cursar e se especializar nesse ramo da Biologia, qual dica - em questão de conteúdo e matérias - você daria para se estudar, atualizar e conseguir entrar na facul com uma base mínima?
Gabriel HiroXD
Gabriel HiroXD 19 dias atrás
@Estudio C. INTERTAGNA Humm, entendi mano.. Vlw por essa nova perspectiva, em nenhum momento fui apresentado à esse cenário meio "controverso" do Mendel.
Estudio C. INTERTAGNA
Estudio C. INTERTAGNA 20 dias atrás
Olá, nao sou o Átila mas vou deixar um comentario aqui pra vc, estou cursando ciencias biologicas, o Trabalho de Mendel foi algo 'rupestre' em relação a genética molecular, não é como se fosse erroneo o trabalho dele, mas não havia ferramentas tecnologicas naquela época em que ele viveu que pudesse o levar a transcender ainda mais aquele grande primeiro passo para o ramo do estudo genetico. Além de toda questão religiosa que o cercava. Já vi pessoas que o utilizam de forma satira e ironica, outras que o respeita mt pelo seu trabalho naquela época, foi muito importante para a construção do conhecimento, do qual ainda estamos trabalhando nele, a ciencia é uma propriedade coletiva de todo o planeta Terra, e com certeza Mendel tem seu lugarzinho importante em tudo isso
Itamar Kolling
Itamar Kolling 21 dia atrás
Atila fala sobre orientação sexual. Por favor!
Hermano Balbi
Hermano Balbi 21 dia atrás
Sempre muito claro e didático!
wendel Silva
wendel Silva 21 dia atrás
O que impede de modificar os genes durante o período embrionário, acrescentando características "favoráveis" para criar seres humanos melhorados?
Josias Wando
Josias Wando 6 dias atrás
@Comentarista Profissional Pessoas com essas modificações teriam uma vantagem social. Nós estrat6ificariamos ainda mais a sociedade por questões genéticas, coisas que nós fazemos até hoje, e por muito menos.
Comentarista Profissional
@Hiago Gameiro Pq seria anti ético? Nenhuma vida seria sacrificada
Jorge
Jorge 14 dias atrás
@Hiago Gameiro esse negócio de anti ético e um saco nós impede de aprender mais
Hiago Gameiro
Hiago Gameiro 18 dias atrás
Não seria anti ético?
Júlia Cruz
Júlia Cruz 21 dia atrás
Sempre quis fazer esses testes genéticos. quero saber quais doenças são propensa a eu ter .
Lindiane Santana
Lindiane Santana 21 dia atrás
Eu simplesmente amei este vídeo... Nem sabia disto tudo.
Matheus Henrique
Matheus Henrique 22 dias atrás
Oii Atila, mas no caso de uma pessoa pagar e fazer seu sequenciamento genético a empresa teria acesso a ele??
cleusa souza
cleusa souza 22 dias atrás
Atila, sinto falta dos vídeos sobre o Covid. Você é um dos poucos em quem confio sobre este assunto. Volta a falar sobre isto, por favor.
Henrique Ribeiro marinho
Aa x AA , aprendi isso na faculdade, não escola
Scholze MC
Scholze MC 22 dias atrás
Obrigado querido, muito bom o trabalho!
Icaro Lorenzo
Icaro Lorenzo 22 dias atrás
👍
Nicolas Oliveira
Nicolas Oliveira 22 dias atrás
Salve vim pelo canal do Henry bugalho
maria rosa oliveira
maria rosa oliveira 21 dia atrás
Opa eu também!
Filho de Athena Humanismo
🤓👍🤩
Matheus Souza
Matheus Souza 22 dias atrás
Oi, Átila, tudo bem? Queria tirar uma dúvida, já que não achei no site. Meu questionamento é se há uma forma ou em breve estará disponível o teste para saber se uma mulher é portadora de hemofilia, caso não possa me responder pelo menos me indicar aonde posso perguntar, desde já agradeço. PESSOAL, POR FAVOR CURTAM PARA ELE VER!
Hellmamute
Hellmamute 22 dias atrás
Atila, boa noite. Poderia fazer um vídeo sobre clone? Quais os desafios de se fazer um clone humano, a ética disso e por quês?
Lucas Silva
Lucas Silva 22 dias atrás
Muito bom! Já quero fazer o meu
lordbrunocaesar
lordbrunocaesar 22 dias atrás
Será que a irmã do Átila é loira ?
Kelly
Kelly 22 dias atrás
Em alguns países na Europa, como a França, é ilegal comprar esses tipos de exames, mesmo que sejam só para o nosso proprio conhecimento. Só é permitido quando há uma prescrição médica. Não é muito difícil imaginar os motivos...
Luciana Vieira de Moraes
@Alexandre Leites À medida que, através dessas revoluções, cada vez mais dados fluírem de seu corpo e seu cérebro para "máquinas inteligentes", será fácil para corporações e governos conhecer você, manipular você é tomar decisões por você. Imagine os empregadores e planos de saude, por ex.
Alexandre Leites
Alexandre Leites 22 dias atrás
Quais seriam?
Ama Bos
Ama Bos 22 dias atrás
Você recomenda algum livro de biologia específico para estudar para o vestibular? Procuro opções em Português e Inglês. Não tenho dinheiro para cursinho, nem paciência com aulas online, prefiro ler o conteúdo mesmo. Obrigado
Ama Bos
Ama Bos 20 dias atrás
@Vinicius Bento obrigado
Vinicius Bento
Vinicius Bento 21 dia atrás
Cara, a Unesp publicou livros de cada disciplina para vestibulares. Se vc buscar, acho q consegue achar facilmente o PDF
Rodrigo Alves
Rodrigo Alves 22 dias atrás
PARA MAIS CIÊNCIA PODEM PASSAR NO MEU CANAL
Próximos vídeos
Para o que serve o branco dos olhos
10:21
O Google sabe de tudo (MESMO)
10:22
Visualizações 451 000
O segredo da MERITOCRACIA
18:39
Visualizações 890 000
Como se proteger da COVID-19
05:46
Visualizações 425 000
O lugar mais extremo da Terra | Nerdologia
10:01
Why is IPHONE so expensive? #ATILATECH
10:45
Como estudo para o NERDOLOGIA
07:19
Visualizações 182 000
A ciência da COVID 19 | Atila Iamarino
50:51