Escuro

Como é feita a caneta esferográfica (a caneta azul) #Boravê

Manual do Mundo
Inscrever-se
Visualizações 4 963 363
98% 49 107 527

Fomos ao Polo Industrial de Manaus para mostrar para vocês como é fabricada a caneta esferográfica! Você vai ver o funcionamento de máquinas injetoras, formas para plástico, mistura de tintas, a formação do tubo da carga, carregamento de tinta na caneta e a montagem final!
CRÉDITOS
Direção e apresentação: Iberê Thenório
Produção executiva e apresentação: Mari Fulfaro
Imagens: Natã Romualdo
Produção: Rubens Ishara
Edição e finalização de imagens: Kiwi produções
Agradecimento: BIC

🔵Este é o canal do Manual do Mundo. Vídeos novos todas as terças, quintas e sábados. 📩 Manual do Mundo Comunicação LTDA
Caixa Postal 77811
CEP 05503-970 SP - SP
📩Manual do Mundo Comunicação LTDA
Caixa Postal 77811
CEP 05503-970 SP - SP

Ciência e tecnologia

Publicado em

 

2 Nov 2019

Compartilhar:

Compartilhar:

Baixar vídeos:

Carregando o link.....

Adicionar a:

Minha playlist
Assista mais tarde
Comentários 80
Manual do Mundo
Manual do Mundo 8 meses atrás
É NESTE FINAL DE SEMANA! Lançamento do novo livro em Cuiabá e Campo Grande! E ainda tem Teresina e São Luís! Olha a agenda completa: Cuiabá (MT) - 09/11 - 16h às 18h - Pantanal Shopping , Livraria Janina Campo Grande (MS) - 10/11 - 16h às 18h - Shopping Campo Grande, Livraria Leitura Teresina (PI) - 23/11 - 15h às 17h - Shopping Rio Poty, Livraria Leitura São Luís MA) - 24/11 - 15h às 17h - Shopping da Ilha, Livraria Leitura
Haven Evil
Haven Evil 14 dias atrás
top
army bts love
army bts love 3 meses atrás
Ooiiii
Anna Letícia Nascimento
Eu moro em manaus 😰😰😰😰😰
Diuliana figueiredo
Diuliana figueiredo 3 meses atrás
Aeeeeeeeeee😘
Helenita França
Helenita França 3 meses atrás
São luis Ma minha cidade
Joseane Ferreira dos Santos
eu gostei muito
シKeivisonbr
シKeivisonbr Dia atrás
9:46 man achei q era só eu q ia ver q ela era meio amarela véi q susto
Emi Nakáo
Emi Nakáo 4 dias atrás
Muito legal!! Não pensei que tivesse tanta tecnologia envolvida! Muito obrigada!
B e a r y - c h a n
B e a r y - c h a n 5 dias atrás
Imagino que tenha gente ainda cantando caneta azul, azul caneta
DUB. EU, A PATROA E AS CRIANÇAS
5:18 quem nunca mordeu esse treco
DUB. EU, A PATROA E AS CRIANÇAS
Quem é de Manaus Dà like
Rosana Xavier
Rosana Xavier 9 dias atrás
muito legal
Dener Rodrigues
Dener Rodrigues 10 dias atrás
Cara eu acho que entre nós tem uma entidade secreta especialista em roubo dessas canetas roubadas, pq não é possível sumir tanta caneta assim.
Paulita Casrto
Paulita Casrto 10 dias atrás
Eu morava em Manaus agora eu moro em Itacoatiara
Matheus Henrique Broring
A caneta azul azul caneta
Isadora Almeida
Isadora Almeida 14 dias atrás
Muita tecnologia.
Elionai Santos
Elionai Santos 14 dias atrás
Kk vedade
Professor Duarte
Professor Duarte 14 dias atrás
Fantástico vídeo, muito obrigado.
vitor Gabriel
vitor Gabriel 15 dias atrás
Como é feito o objeto mais roubado
Gustavo Fernandes Trivia
CANETA AZUL AZUL CANETAA
Paulo Rangel
Paulo Rangel 15 dias atrás
amo você Ibere
Paulo Rangel
Paulo Rangel 15 dias atrás
assisto todos os seus videos ,uau
aurea silva
aurea silva 16 dias atrás
Já cheguei a gastar 2 canetas corrigindo provas escolares de uma turma. Ou seja, por bimestre, um diário escolar usa umas duas canetas de correção de prova, numa turma de 30 alunos. Mas, um professor, em geral, não tem só 1 turma, mas umas 20 turmas...
Pâmela Lima
Pâmela Lima 17 dias atrás
O que eu mais queria saber era do bico da caneta e praticamente não foi mostrado nada.
joao henrique
joao henrique 17 dias atrás
Esse trabalho todo, para meu colega de classe dar mole e eu tomar posse da caneta dele kkk
Aline Thiago
Aline Thiago 17 dias atrás
Gosteiiii🙏
Rafael Silva
Rafael Silva 18 dias atrás
Queria saber como é feito as Havaianas. Quem quer aí curti.
Lana Leris
Lana Leris 18 dias atrás
Ótimo video
Alexssandro
Alexssandro 18 dias atrás
Gente que aperreio pra fazer uma caneta!!! Chocado.
MASTER BR
MASTER BR 19 dias atrás
É NESTE FINAL DE SEMANA! Lançamento do novo livro em Cuiabá e Campo Grande! E ainda tem Teresina e São Luís! Olha a agenda completa: Cuiabá (MT) - 09/11 - 16h às 18h - Pantanal Shopping , Livraria Janina Campo Grande (MS) - 10/11 - 16h às 18h - Shopping Campo Grande, Livraria Leitura Teresina (PI) - 23/11 - 15h às 17h - Shopping Rio Poty, Livraria Leitura São Luís MA) - 24/11 - 15h às 17h - Shopping da Ilha, Livraria Leitura
Ellyan Britto
Ellyan Britto 19 dias atrás
Já trabalhei em fábrica de calçados, pra ser mais direto, na máquina injetora manual, é horrível. É muito quente, todos os dias eu saía queimado, mesmo usando todos os materiais necessários de segurança.
Cauê Ramos Klehm
Cauê Ramos Klehm 19 dias atrás
Escrever 2 QUILOMETROS?!?! VOU COMPRAR UMA CANETA E VOU RISCAR A MINHA RUA INTEIRINHA
Geraldo Gomes
Geraldo Gomes 19 dias atrás
Não explicou se fabricam as esferas. E não mostrou a montagem do bico da caneta, o qual é o processo que mais exige tecnologia.
Vitória caroline
Vitória caroline 19 dias atrás
Por isso que uma caneta e 5 reais ?
João Gabriel Taschetto Gotz
9:24 "sabe quando você vai numa plataforma de petróleo e pega o petróleo que acabou de sair do oceano" Iberê Tenório 2 de novembro de 2019 kkk
altrade assitec
altrade assitec 20 dias atrás
E ai? comeu Jaraqui frito??
Naiane Lima
Naiane Lima 22 dias atrás
Manaus minha Manaus 😍
Błคcк꧂
Błคcк꧂ 22 dias atrás
Eu moro em manaus kk ✌🏻
Ana Gamer10
Ana Gamer10 23 dias atrás
Q doidera •O•
Neuza Vaz
Neuza Vaz 24 dias atrás
Mostra como é feito o lapis
Hora de Aventura com Murilo
Alguém em 2020 se sim da like
Jair dos Anjos
Jair dos Anjos 26 dias atrás
Mostra maquina fabrica agulha. E maquina que fez a maquina da agulha .
Irlan Nascimento
Irlan Nascimento 27 dias atrás
Roubei muitas canetas quando estudava kkk
Daniel Players
Daniel Players 28 dias atrás
*CANETA AZUL AZUL CANETA…*
Animus renovarit
Animus renovarit 29 dias atrás
A realidade é muito densa.
Gabriela e Marcela Moreira
Nessa Fábrica Gigante A Caneta Esferográfica tinha que custar 100,00 reais
Lucia S. H. Trillo
Lucia S. H. Trillo Mês atrás
Qta tecnologia! Escreve por 2 km e custa menos de 2 reais! Uau....
rebeca silva
rebeca silva Mês atrás
a famosa caneta azul
Mundo da Ni
Mundo da Ni Mês atrás
Agora eu entendi porque quando não tá saindo mais a tinta a gente sopra
Tiago Fasolo
Tiago Fasolo Mês atrás
Nuss a gente usa e depois joga fora sem ao menos dar valor. Isso é o milagre da vida!
Crepper craft 456
Crepper craft 456 Mês atrás
Quando ele dice caneta pensei caneta azul azul caneta
Rodrigo Sonoda
Rodrigo Sonoda Mês atrás
Qual é o polímero utilizado no suporte da ponta? Aquele que você diz que é de cor bronze. Preciso pra poder fazer um trabalho da facul hahaha
Edméia de Carvalho
e com tudo isso poucas canetas duram até o fim
EduUu Agiota
EduUu Agiota Mês atrás
Pelo menos caneta a Bic sabe fazer, pq o resto...
LED MARCOS
LED MARCOS Mês atrás
muito top
Tarcisio Alexandre
Tarcisio Alexandre Mês atrás
Nunca pensei que uma simples caneta desse tanto trabalho pra ser produzida.kkk
planeta da yasmin
planeta da yasmin Mês atrás
como e feita a borracha
Gabriela Nunes
Gabriela Nunes Mês atrás
caneta azul azul caneta caneta azul ta marcada com minha letra
Phoenix reversa
Phoenix reversa Mês atrás
imagina o trabalho pra fazer uma caneta de 8 cores kkk
graziela barros
graziela barros Mês atrás
precisa fazer uma que não estoura no bolso kkkkk
aleatorio ;-;
aleatorio ;-; Mês atrás
Entrado numa rosca kkkkk
SaNdUiChEDePrEsUnTo
CANETAZUUUL, AZUCANETAAA CANETAZUUU AZUCANETAAA
Alexssandro Barbara
Caneta. O produto mais roubado no mundo!!! Deveria ter seguro pra caneta. Kkkkk
Marcelo Pina
Marcelo Pina Mês atrás
repararam que não apareceu nenhum funcionário???? isso comprova a teoria que as canetas BIC são feitas por aliens para nos espionar....
Maikon Lima
Maikon Lima Mês atrás
Vc já se machucou
What? Girlgroup
What? Girlgroup Mês atrás
Ele veio na minha cidade e eu nem sabia olha ;-;
guilherme parente
guilherme parente Mês atrás
Cada like = 1 ml de álcool gel
Ilution
Ilution Mês atrás
Um bagulho que, a maioria dos estudantes quebram no meio, achando q é um negócio nada caro
Nezuko Kamado
Nezuko Kamado Mês atrás
Os nomes dos plásticos que usa e tudo poli alguma coisa
ARANHA GAM3R
ARANHA GAM3R Mês atrás
Agora é caneta azul azul cateta
Paulo Maurício Figueiredo
Você já fez vídeo em fábrica de ração de cachorro, galinha, passarinho?
luis ricardo
luis ricardo Mês atrás
Eu quero ver como feito a bolhinha pula pula gente deiche seu juinha se vcs quiserem tambem
valdinei barbosa
valdinei barbosa Mês atrás
Legal trabalho em uma empresa de potes e tampas estou praticando um pouco pra um dia ser lider de produção e preparar injetoras vendo esse vídeo me sinto muito familiarizado..
Thalarctos Arkticos
Considero o Manual do Mundo, um dos melhores canais do BRvid. E o Boravê, é muito bacana, por nos mostrar todo o processo de criação, de vários itens que fazemos uso no cotidiano de nossas vidas. Parabéns Iberê, continue sempre assim, nos dando esses momentos incríveis.
Julia Vila Nova da Silva
Iberê,faz um bora vê mostrando como se faz os aparelhos auditivos.
Sheila dos Reis
Sheila dos Reis Mês atrás
Matéria sem igual...parece tão simples mas é um processo bem elaborado.Parabéns!!
J. OLIVEIRA Oliveira
Meu este canal é muito legal. DESCOBRI ontem 11/05, estou curtindo muito. Parabéns!
Guilherme Carvalho Ribeiro
muito legal
Cleia Assunção
Cleia Assunção 2 meses atrás
Manaaaaaausuuuuuuuuus quem é de Manaus da like
Antonio Carlos Chagas
Antonio Carlos Chagas 2 meses atrás
Parabéns pelo trabalho, informação maravilhosa; aprendi muito.
Jose Nilson Francisco da Silva
Porque todo canal tem corno que da deslike???
Nagomes
Nagomes 2 meses atrás
Eu sou de Manaus,vcs gostaram daqui?
Estrela Oficial
Estrela Oficial 2 meses atrás
Oi
Vander Juliano Afonso
Vander Juliano Afonso 2 meses atrás
Interessante gostei da matéria muito boa informação passe outras nesse tipo
Próximos vídeos
Como é feita a latinha de alumínio #Boravê
19:50
Como é feita a pasta de dentes #Boravê
09:23
Como é feito o tablet e o chip #Boravê
17:19
Como é feito o MDF
12:56
Visualizações 4 600 000
Como é feita a bexiga #Boravê
08:16
Visualizações 4 600 000
LED ou OLED? Abrimos 4 TVs! Entenda AGORA!
20:19
Como é FABRICADO o PORCELANATO #Boravê
14:42
FUI EXPULSA DA CASA DO REZENDEEVIL?
10:41
Ele(a) tem ciúmes de mim?
10:22
Visualizações 20 291