A Microsoft definitivamente não perdeu espaço de mercado pra Apple, 74,73% dos computadores do mundo rodam alguma versão do Windows. O rolê das duas empresas é bem diferente.
Eu devo ter lido essa HQ umas 3 vezes e vi a série e realmente não acho que exista plagio. O que tem aqui são vários elementos genéricos que já caíram no imaginário popular pq já foram utilizadas diversas vezes em várias obras com o passar dos anos. Pirâmides em lugares esquisitos, uma sensação, uma força ou um som que faz as pessoas cometerem suicídio, gente escrevendo coisas em símbolos estranhos nas paredes, um recorte de gente com capacete na cara, obras que o diretor opta pra fazer um objeto em foco refletir sobre os olhos dos personagens, são tantas coisas GENERICAS que eu achei tão estranho essa acusação de plagio.
Detalhe: na série as pessoas não cometem suicídio exatamente. E não tem ninguém em transe escrevendo na parede com símbolos, é um aparelho de telégrafo que usa triângulos em vez de traços e pontos. Eu vi gente justificando o tal "plágio" dizendo que nas duas obras os personagens tem problemas psicológicos... WTF????
Foi tanta Thread que eu li de análise de gente que NO FINAL disse que não tinha lido as obras que eu perdi a conta. Se for seguir nessa tô só esperando a thread das irmãs Wachowski, Stargate e o Azimov acusando 1899 de plagio
E ai qualquer pessoa, tipo a Carol Moreira, que realmente parou pra entender e ler sobre o caso, foi só ter uma opinião contrária e o povo já ficou chamando a mina de babaovo de opressor, amiga de nação imperialista, passa-pano de empresa multinacional, que odeia o Brasil, que ela vê uma vítima e fica tomando o lado do agressor, foi cada bizarrice...
O problema é que o brasileiro sofre de uma dualidade fudida com a própria nacionalidade, ou tem momentos que é puxa-saco de gringo, tipo quando encontra um na sua cidade, ou quando vê um brasileiro em alguma situação de foco mundial, internacional, e ai fazem aquele barulho imenso na Internet de orgulho de ter uma representação brasileira, seja em coisa boa mesmo ou até em crime 💀. Acho que nesse caso seja a segunda opção, ver uma brasileira em uma situação de destaque na Netflix mundial e em diversas matérias e na boca de pessoas de outros países deu um orgulho cego da nacionalidade brasileira que as pessoas começaram a defender a quadrinista sem ter dado uma lida sequer na HQ ou ter visto a série. Só pq é brasileira ganhou a simpatia de muita gente e foi defendida por gente que formou a opinião com thread de Twitter com 7 tweets
a Microsoft ta comprando MUITO estudio de games e ta deixando eles trabalhar com bastante autonomia. acho que essa compra (que vai acontecer SIM hein) vai manter a Netflix "funcionando" como sempre, com uma pequena sacola sem fundo de dinheiro 😂 E isso vai virar em jogos da MS virando series e series da netflix virando games. Além disso o serviço de jogos na nuvem da microsoft, integrado na parte "games" da netflix funcionaria muito bem! imagina ver uma serie e no fim ao invés de indicar outra serie apenas apertar "play" e jogar o jogo ?!
Michel, Entrevista com o Vampiro (a série) foi uma das maiores surpresas do ano, uma delícia de série... Infelizmente ainda não chegou, mas, ainda bem que tem recebidos pelo Jack Sparrow 😁😊
Sobre o “plágio”, obrigada Mi por ter dado a opinião. Tb vi a série e li a HQ e não acho que seja plágio. Mas tb entendo o que a Mary sentiu. Espero que todos fiquem bem.
Sinto mto em informar para a Aline, mas quando a Microsoft compra algo, o modelo de relação com a empresa adquirido é justamente o contrário do que a Aline tava sugerindo. Justamente por conta disso que a Microsoft tem a fama de comprar empresas para matá-las.
Concordo com o Michel sobre 1899 e sobre ouvir e considerar o que a Mari falar. Só que, a meu ver, a série é recheada de clichês e convencionices, então 900 criadores poderiam chamar algo ali de plágio. Isso também acontece pela proposta da série, que tem sua premissa principal apresentada apenas no último episódio, tendo essa temporada inteira servido apenas como apresentação dos personagens.
A Microsoft é uma das gigantes do meio da tecnologia, que soube muito bem se adaptar ao longo do tempo, ela possui diversos tipos de serviços que vão muito além do Windows (que por sinal, é o Sistema Operacional mais usado no mundo em computadores com 75% de mercado). E um exemplo que temos é o XBOX GamePass, que é o serviço de assinatura de jogos com mais assinantes do mundo e que a Microsoft investe pesado. Eu não vejo nenhum ponto negativo em uma possivel aquisição da Netflix pela Microsoft, a microsoft tem muito a oferecer que pode melhorar a Netflix.
24:20 qdo a Aline fala que fala que talvez a Netflix seja comprada, mas que mantenha sua autonomia. Eu acho que é possível, pois a MS comprou a Blizzard e declarou que pretende manter a autonomia criativa da Blizzard.
sobre o plágio.. eu acho que pode ter rolado uma inspiração sim a história não é a mesma mas não existe coincidência. Ficou mais feio os produtores da série desmerecerem o trabalho da artista menor.
Sobre a Microsoft comprar a Netflix, concordo com a Aline em parte. Acredito que a Microsoft deve assumir a parte tecnológica e deixar a galera da Netflix com a parte criativa, com a produção de conteúdo.
Eu acho muito difícil a Microsoft comprar a Netflix, foi se o tempo que a MS fazia essas aventuras em outros setores, a última foi a Nokia e nós sabemos como terminou e é preciso lembrar que a MS já tentou entrar no mercado de TV no passado com o MSN TV e não tem deu certo, por isso acho que é fofoca de corredor, ainda mais em um mercado que não tem como crescer mais, o 1bi de assinaturas não vem. Ps. E eles não competem com a Apple em nada.
Aí Michel Arouca, lembra da série que você indicou no Séries Maníacos a série The Nick, excelente série, porém apenas a 1a temporada está dublada, o problema é que eu não curto séries legendadas, agora ou eu espero dublarem, ou assisto com a legenda mesmo😅 abraços ✌🏻
Michel, sobre o ataque aos influenciadores, infelizmente, internet é muito agressiva mesmo, mas tbm acho que faltou um cuidado aos que de alguma forma estiveram envolvidos com a divulgação da série da Netflix, evitar opinar, e principalmente, determinar se houve plágio ou não. PQ há um conflito de interesse que pode ser alegado, quer goste ou não, quer seja justo ou não, e ninguém é entendido do assunto suficiente pra falar de direito autorais, e se de fato, houve qualquer tipo de plágio. Muito mais válido abrir o assunto, como vocês fizeram, expor os 02 lados, e como Aline fez, até por não ter assistido e nem lido, esperar o decorrer agora dessa possível denúncia, e se vai dar em algo.
Eu entendo que a história é diferente, mas algumas referências como o triângulo dos olhos é bem específico, não acho que foi um plágio geral mas ela merece créditos sim
Não é a primeira vez que rola uma situação desse tipo com a Netflix. Na época daquele curta indicado ao Oscar, Two Distant Strangers, uma diretora disse que tinha feito um curta (~4min) com a mesma premissa (um jovem negro perseguido pela polícia em um loop temporal). Procurando mais informações agora, achei uma matéria da Vice de maio de 2021. Diferente do caso de 1899, a premissa do curta é de fato a mesma e teve um intermediário que divulgou o primeiro curta e participou da produção do curta da Netflix. Não bastasse isso, as coisas se complicam por envolver questões raciais pesadas (a diretora do primeiro curta é asiática e foi acusada de querer lucrar com o sofrimento da população negra). No final das contas a diretora não chegou a acusar formalmente o diretor do segundo curta de plágio. Enfim, história super espinhosa. Lembrei dela assim que vi o tweet da quadrinista
Também assisti reboot depois da recomendação do Michelito E EU AMEI!!!! Já assisti tudo, fui vendo 2 a 3 episódios por dia e já quero a próxima temporada.
sobre esse papo aí da "possível" aquisição da neflix pela microsoft. A microsoft está passando por uma puta negociação pra conseguir aprovar a compra da Blizzard, que até hoje (quase 1 anos depois) só 2 países aprovaram a compra, por toda aquela questão de caracterizar como monopólio (ou não). e foi uma compra de 70 bilhões. Então isso da netflix me soa surreal, sendo que pra games isso já está sendo uma treta até agora. não sei não ein
House tinha uma abertura diferente no Brasil na Record. Eu assistia via torresmo (saudosso rmvb legendado) e um dia vi passar na Record aleatoriamente e descobri isso... Parece que a música original nao era licenciada em alguns mercados.
Michelito, teve uma reexibição de Avatar em IMAX há dois meses no UCI, Itaú e JK aqui em SP, homi! Não ficou sabendo? Eu fui e o filme consegue ser superior a muitos blockbusters desse ano, em questão de efeitos especiais, mesmo sendo lançado há 13 anos. As redes de cinema tavam dando até um pôster do primeiro filme com o título "A experiência IMAX 3D". Peguei o meu no UCI Anália Franco!!
Pensei muito nisso que a Aline falou, do inconsciente coletivo, lembrei do livro A grande magia em que a Elizabeth Gilbert relata um acontecimento muito interessante sobre como mesmas ideias podem surgir para pessoas diferentes.
Eu li a HQ e assisti a serie. Honestamente, não acho que tenha tido plágio, pois as histórias COMPLETAMENTE diferentes. Ter elementos (extremamente genéricos) similares não é plágio gente.
Só queria deixar uma curiosidade aqui, que apenas mais um pessoa sabe... Alguns anos atrás eu tive uma ideia em escrever um livro, onde a trama se transformaria em viagem no tempo, teria algumas pessoas guardiãs dessas viagens, e um cofre seria utilizado para isso... umas semanas depois e Netflix lançou Dark, ai eu desisti de escrever kkkkkk SERIO, levei até um susto quando eu vi a serie, e eu a amo 🖤
Eu acredito muito nisso de consciente coletivo. Mais ou menos em 2012, eu ouvia demais Los hermanos. Aí tem uma música deles que tem um trecho assim: "até quem me vê, lendo jornal, na fila do pão, sabe que eu te encontrei...". Eu ouvia demais essa música. Aí numa vez discutindo com meu irmão eu soltei a seguinte frase: "quem é vc na fila do pão?!" Kkkk eu nunca tinha ouvido essa frase, eu meio que inventei na hora da briga. E isso tudo foi completamente off line. Na mesma época na internet, começou a pipocar esse bordão na internet. "Quem é vc na fila do pão" kkkkk que muita gente usa até hj. Como pode alguém, ou várias pessoas terem criado essa frase, na mesma época que eu?! Muito louco isso.
Musical com Will Ferrel? Tô fora!! Não suporto ambos! Kkkkk Quanto à polêmica de 1899, claramente as pessoas não viram as obras e já estão dando pitaco, inclusive a própria autora da HQ... Se ela tivesse assistido a série antes de ir pro Twitter, com certeza não teria afirmado que são "idênticas". Me espanta que uma artista não saiba o que são clichês de gênero de sci-fi, arquétipos de personagens, mitologia, e não saiba diferenciar plágio de influência e referências. Sem contar que as histórias, cenários, motivações dos personagens etc são completamente diferentes. Tanto a série quanto a HQ abusam de clichês de ficção científica. Se for pra dizer que é plágio então os produtores de Lost, Westworld e Matrix entram na frente na fila. E a HQ tem a premissa muito inspirada em Enigma do Horizonte e Solaris... Isso é cultura pop: nada é 100% original, tudo tem uma referência anterior...
Sei q não fui só eu q não gostei do filme do Batman, mas td vez q vejo 98% das pessoas dizendo q gostaram, me pergunto onde estão os outros 2% q assim como eu acharam o filme super chato! kkkkk Onde estão? 🤔😂
Sobre HQ: existe vários tipos de plágio...narrativamente não foi plagiado, mas usaram tudo como storyboard que é um plágio visual pq se vc colocar cena por cena do lado, é igual até close de rosto e afins..."a mas é igual fotografia, que alguém vai copiar pose de outras pessoas" mas em contexto a série e a HQ se tratam do mesmo assunto, não seria puramente coincidência
Sobre Harry Potter, nesse ano (2022), em momentos diferentes e separados, o trio de ouro Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint já falaram em entrevistas se topariam voltar ao universo de HP. Emma e Rupert estão praticamente lá se chamarem, já o Dan quando perguntado se toparia fazer criança amaldiçoada falou "não é algo que estou interessado no momento, mas nunca diga nunca" Até mesmo Ralph Fiennes que faz o Voldemort disse que está disposto a voltar a interpretar o vilão em uma produção futura. EEEEEEEITA! Eu sinceramente não sei o que pensar. Mas acho que é um bom momento pra ir pra um próximo nível. A própria Hogwarts tem tanta história e tanto personagem bom pra explorar que já existe um material muito rico pra fazer MUITA coisa. A gente só quer voltar pra Hogwarts, deixa o teatro com o teatro. (o que complica é que a própria autora já declarou que os eventos de a criança amaldiçoada é canônico. E agora, o que a gente faz? Senta e chora! Mulher doida)
Queijo Minas Artesanais, tá de $100 a $180 a peça. Tem Canastra, Alagoa, serro , vertentes , Araxá . Se tiver difícil de achar queijo Minas artesanal, em SP também tem que queijos maravilhosos e Premiados em Mundiais. Amparo e Pardinho são os melhores em SP.
acho zaslavy eh muito money, eu sei que eh uma empresa mas, gente breaking bad ta ai pra provar que as vezes eh uma questao de acreditar. WW so faltava uma, e dinheiro nao ia faltar, mas eh a vida;...
Tambm acho...n houve plágio. Desde quando storyboard é plágio? O quadrinho serviu de base pra série...que pague os direitos, simples. E outra, o plottwist igual? Outra coincidência...sempre acontece.
A Mari foi leviana, fez acusações gravíssimas e infundadas, de forma categórica, contra a série. Foi desonesta. Uma das três fotos que ela pegou pra dizer que era igual, foi na verdade uma manipulação. Falo da foto dos olhos. Não há essa questão dos olhos com triângulos na série. Isso foram apenas fotos pro material de divulgação da série, e nem as fotos tinham esse close dos olhos. Nem eram de 3 personagens distintos. Mas a Mari foi lá, pegou 3 fotos diferentes, deu um crop nos olhos e juntou em uma foto só pra ficar parecido com a página do quadrinho dela. Uma manipulação descarada para fortalecer o argumento dela. E eu fico um pouco inconformado ao ver que os influenciadores de cultura pop não estão apontando isso. Na verdade a maioria está passando pano para ela. Eu tenho certeza que se fosse um homem americano que tivesse feito o mesmo que a Mari fez, e alcançado o mesmo hit dela, todos os influenciadores de cultura pop que fizeram conteúdo sobre a série já teriam feito um vídeo enérgico mostrando que não tem nada a ver, e taxando essa pessoa de aproveitador, maluco etc.
Que decepção com o Michel! Eu evitando spoilers de The Walking Dead até ver os episódios finais e ele sem aviso nenhum solta o maior de todos. Poxa, fico triste pq eu nunca senti medo de tomar spoiler sem avisos aqui, mas agora nem vou mais ouvir nada daqui quando eu tiver esperando pra assistir algo.
Zero spoiler. Pode assistir sem medo. A volta do Rick já havia sido notícia tem tempos. Spoiler seria falar que o Rick volta, encontra o Negan e eles fazem as pazes, por exemplo.
Só pq o plágio não é descarado 100%, q é só semelhança, plágio soft, ainda assim é plágio. Tendo dito isto, eu li a tread, achei uma sacanagem, não tava hypado pra essa série, tava tipo Dark, esperando estourar pra quem sabe me interessar, mas essa história do plágio me tirou a vontade de querer ver, achei sacanagem, tem mais é q flopar esse produto. Os caras acham que criador pequeno latino é bagunça. Custa nada ceder algum crédito e ressarcir essa quadrinista que por sinal poderia contribuir com muita ideia criativa pra produtos desse nicho. Mas claro que eles não fariam isso, pq seria assumir que plagiou. Sujeira.
@Falando de Nada Pena porque? Só uma divergência de opiniões(e ngm tá certo). Pra mim a tread da autora dos quadrinhos é suficiente pra perceber essas similaridades nada sutis. Tomara que haja uma reviravolta e ela consiga receber algo de bom no futuro. Só porque o todo da história não é igual, não significa q não houve plágio, e esse discurso de que "vai ser spoiler, não leiam sem assistir antes" me parece mais que tanto a autora não quis ser plagiada quanto a série não queria a polêmica, mas já q houve, vamos aproveitar dessa polêmica pra instigar mais o público.
Você é um bom exemplo do problema que foi citado no podcast: pessoas que não assistiriam e não leram e estão batendo o martelo com toda certeza do mundo. Uma pena.
Oque vocês disseram sobre a demissão do CEO da Disney e a cultura Woke é o oposto do que ouvi em outros canais. Lá ouvi que ele foi demitido por apoiar a cultura woke e ela não estar dando lucro. Aqui vocês estão dizendo que ele foi demitido por não ser woke o suficiente
Pois é, é complexo. Na verdade a gente não falou isso que você falou, dá uma assistida. Ele apoiou um lado publicamente e financiou outro lado na surdina e foi exposto.