Escuro

3 fatores por trás de tempestade de poeira no interior de SP

BBC News Brasil
Inscrever-se
Visualizações 87 571
100% 6 500 0

A tempestade de poeira que engoliu cidades do interior de São Paulo no último dia 26 de setembro tem relação direta com a existência de grandes porções de solo seco e sem cobertura vegetal na região hoje, segundo especialistas entrevistados pela BBC News Brasil.

O fenômeno impactou várias cidade do nordeste paulista, como Franca, Ribeirão Preto e Barretos. A região tem forte presença do agronegócio e um dos menores índices de cobertura florestal original do país.

Também houve registros do fenômeno no Triângulo Mineiro, região vizinha da área atingida em São Paulo.

Neste vídeo, nosso repórter João Fellet explica como três fatores levaram à nuvem de areia: ventos fortes, seca intensa e solos desprotegidos.

Confira.

Reportagem em texto: www.bbc.com/portuguese/brasil...

Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: www.bbc.com/portuguese

Publicado em

 

30 Set 2021

Compartilhar:

Compartilhar:

Baixar vídeos:

Carregando o link.....

Adicionar a:

Minha playlist
Assista mais tarde
Comentários 578
TMRAFz
TMRAFz 26 dias atrás
algm tem um resumo desse vudeo?? e pra minha redaçao de geografia
anderson ronan
anderson ronan Mês atrás
Essa família de anti cristo ainda quer aumentar o agronegócio !!!
Cristiana De sa
Cristiana De sa Mês atrás
Fala vdd vc esta aqui por causa da professora de Ciências
Rodolfo Santos
Rodolfo Santos Mês atrás
pra mim isso faz parte dos Iluminatis nao tem como ter essa tempestade de areia principalmente no Brasil que nao temos desertos si eles tem como controlar o clima e eles podem entao isso faz parte de experiência deles certeza
Fernanda Maurer
Fernanda Maurer Mês atrás
Na verdade são os produtores que estão causando esses efeitos nocivos na natureza e não o inverso!
Neusa Barbosa
Neusa Barbosa Mês atrás
Mais, sempre, teve secar aqui no Brasil ,eu nunca vi isso com 60 anos que tenho já ouvi falar em região deserticas
Natan Patussi
Natan Patussi Mês atrás
Agro é Pó, agro é seca.
Ticyane Nascimento
Ticyane Nascimento Mês atrás
Quando o bixo pegar o grande agricultor pega sua familia etra em um jatinho e tchau fica ai bando de otario
Raissa Quivia
Raissa Quivia Mês atrás
Adicionem à lista as cidades de Mato Grosso do Sul, onde uma tempestade de areia deixou vários bairros no escuro. Aqui em frente de casa mesmo arrebentou um cabo 😑
Fabio Eduardo Gaspar
Pelos comentários ninguém come!!! Vivem de brisa mesmo..
Valquiria Pra
Valquiria Pra Mês atrás
Se a culpa é da agricultura, estes estes exageros de plantio. Se comprova a,falta da mata nativa. O problema é ambiental, fora mas o que acontecer?
Iann Gabriel
Iann Gabriel Mês atrás
Não é normal e tem acontecido com maior frequência. Não faz sentido o agronegócio detonar a água e a terra e o ônus das casas destelhadas ficar com o povo junto com o preço da comida que só aumenta enquanto eles exportam. Tá foda e isso não é normal
João Pedro Bittencourt
Agronegócio comanda o país. Temos é que tirar esses malucos do poder
Erotildes Ribeiro
Erotildes Ribeiro Mês atrás
Rum estranho o e cerrado ñ tem. Ném nas dunas no Maranhão
Francilene Soares
Francilene Soares Mês atrás
Normal não , isso é sinais da volta de Jesus.
Nilma Dos santos strini
NUNCA TEVE ISSO SABE O QUE E ACEITEM QUE JESUS ESTA VOLTANDO NAO E NORMAL TENHO 76 ANOS E NUNCA VI ISSO. VCS INVENTAM TANTA COISA PORQUE NAO CONHECE A BIBLIA ISTO SAO SINAIS DO FIM DO MUNDO ..ESPEREM MAIS UM POUCO E VERAO O QUE VAI ACONTECER.....O QUE O HOMEM ..PLANTOU ESTA COLHENDO A GANANCIA PELO DINHEIRO....DEUS ESTA IRADO COM O HOMEM E TBM A NATUREZAESTA COM IRA AO HOMEM... PRA VCS AONDE FICA DEUS O ARQUITQTO DO UNIVERSO? LEIAM MATEUS 24 E TERAO A S RESPOSTAS... .JESUS CHEGANDO O SOFRIMENTO DA HUMANIDADE VAI AUMENTAR DIAS NEGROS VIRAO.. ACORDEM PAREM DE MIMIMI NAO SABEM NADA.....SO DEUS....
Airton Nba
Airton Nba Mês atrás
O que mais me admira é que qdo chove granizo muitas pessoas filmam a quantidade e até juntam para mostrar ou o tamanha de cada um deles e tbm os estragos, já na poeira, ninguém filma limpando o que foi coberto pela poeira, mesmo que não tenha causado estragos como o granizo faz, mas alguém poderia mostrar a casa como ficou, mas isso eu não ví. Alguém ai teve acesso a algum vídeo assim, mostrando o que aconteceu? Que ocorreu é fato, isso tem a prova, mas oqie foi exatamente. Eu penso que se a poeira veio de fazendas distantes então lá deve ter saido tanta poeira que ficou um buraco lá, kkkk. Fala sério hein. E outra coisa, a notícia eu só encontrei em site de notícia, cadê o canal do Fulano, do Sicrano, do Beltrano, mostrando a realidade?
Leo
Leo Mês atrás
Os representantes do OGRO NEGÓCIO, jamais irão admitir que são responsáveis pelo processo de desertificação que ocorre nos locais em que atuam. Como vem ocorrendo no estado de São Paulo, MS, MT, MG, BAHIA, GOIÁS, TOCANTINS, PARÁ, RO, AMAPÁ. AMAZONAS. É um tipo de gente sem nenhuma preocupação com meio ambiente, com o bem estar de gerações futuras, sem preocupação com a existência da vida no planeta. Sua preocupação é unicamente em auferir o maior lucro possível agora, já. São em sua maioria constituídos por pessoas ignorantes. Incapazes de observar que essa devastação produzida na natureza, tem uma resposta devastadora da própria natureza. A Terra é um organismo vivo, ela está reagindo ao processo de dor a que tem sido submetida ao longo de séculos, de exploração de seus recursos, como se fossem inesgotáveis. Os recursos são finitos, mas a incapacidade mental dessas pessoas as impedem de ver algo tão evidente. Afinal os indicadores das bolsas de valores falam mais alto. A partir de agora, vamos ver até quando isso irá se manter.
Iann Gabriel
Iann Gabriel Mês atrás
Cara, isso é muito tenso. Mato Grosso do Sul de fato não tem chuva. Isso é historicamente normal.. agora redemoinho de fogo e essas tempestades de areia não são. Eu entendo que há explicações de como isso tudo aconteceu, agora normal não é.
Renato Marcelo Renato Marcelo
Só uma correção na notícia. Houve aumento do ICMS em MG.
Cales Costa Junior
Cales Costa Junior Mês atrás
Resposta: a energia dos pecados produzida pela humanidade! Sou o espírito do planeta e definir as leis e parâmetros de qualidade para viver na Terra! Analise o livro de apocalipse na Bíblia! Até e sucesso! Parem de pecar, conforme 10 mandamentos e o primeiro princípio do casamento!
Cicero Targino Targino
como que é normal se é a primeira vez que vejo isso
princesa
princesa Mês atrás
nossos políticos nasceram e cresceram em Brasília, ali tem netos bisnetos tataranetos de políticos todos pensando de como construir um império ,as custas do povo brasileiro e Brasil e os brasileiros, que se fod vou viver na Suíça perto da minha grana ,esses são os políticos do Brasil 😆.NÉ.
marcelo henrique morares
Agro é a indústria pobreza do Brasil. Tempestade de poeira é agro. Agro não é a agricultura familiar que produz a maior parte dos alimentos do brasileiro, o agro não emprega nem 5% da população, agro apenas serve para concentrar a riqueza nas mãos de poucos deixando para trás nada além de um solo destruído. O agro não é tech, agro é pobre, agro é burro.
loedir lemos
loedir lemos Mês atrás
Sigamos plantando gado ao invés de árvores, receita garantida do desastre ecológico logo ali.
Minish!
Minish! Mês atrás
Crentes: JESUS ESTÁ VOLTANDO
rosecris ribeiro
rosecris ribeiro Mês atrás
Este fenômeno é um acontecimento cíclico natural independente da influência humana chamado inversão do campo magnético que acontece de épocas e épocas como no tempo dos dinossauros e no tempo do dilúvio , aumentando terremotos em toda parte , vulcões simultâneos em todo mundo , ventos com pueiras vermelhas , frio em lugares que normalmente é quente e vice versa , pesquisem inversão do campo magnético e vejam os acontecimentos que antecedem este evento. Querem nos culpar , mas o planeta é enorme tem lugares verdes em todo mundo é só pegar estrada e ver áreas e áreas verdes desabitadas só as cidades estão super populadas. Deus fez tudo perfeito e criou os ciclos da inversão do campo magnético.
Sec.
Sec. Mês atrás
Áudio muito baixo!
Sliobifr Slim
Sliobifr Slim Mês atrás
Sim, aqui no alto paranaiba tb foi sentido.
Julio Saeed
Julio Saeed Mês atrás
A culpa é do Bozó, ditador Genocida.kkkkkk
Djane Maria
Djane Maria Mês atrás
Quem viver verá, infelizmente isso é só o começo. A natureza cobrará o seu preço , e será muito alto.
Ana Cláudia  🇧🇪
Ganância do ser humano 👹 Ambição e falta de entendimento que a natureza é nossa casa 🏠🏡 A ambição é incontrolável do ser humano 🤕 Egoísmo 🤪💫 Quando vamos entender que a natureza é nossa casa e que devemos cuidar 🧨🧨🧨🌋🧲🌬️🌊☄️🔥🌪️🌪️🌪️🆘
Pedro Morais
Pedro Morais Mês atrás
Tem que ter reflorestamento
A&D Arquitetura e Design
Karine diz que é normal.....deve ser o NOVO NORMAL!? Opinião criminosa quando nao diz a verdade! Nao fosse o narrador a verdade não apareceria.
Priscilα Sαкαмστσ
Quem planta excesso, colhe escassez. A natureza é perfeita, pq sua essência é o equilíbrio.
Ullysses Vieira
Ullysses Vieira Mês atrás
o centro do brasil não é deserto por causa da umidade que vem da amazônia, com desmatamento só vai piorar, humanidade é mto escrota se é loko kkkkkkk
Mundo de Giahn
Mundo de Giahn Mês atrás
Moro em Rio das Pedras, região de Piracicaba - SP. Meu bairro é cercado pelas malditas plantações de cana. E houve tempestade de terra há alguns meses no bairro, vindas da plantação. É preciso punir essas empresas. Aqui no caso a Raizen. Sem contar que estamos desde abril com racionamento de água.
Larissa Vargas
Larissa Vargas Mês atrás
Complicado. Eu acho quese queremos crescimento econômico em qualquer lugar do mundo, ainda teremos que conviver e aceitar um planeta diferente do que era. Pois além da nossa espécie contribuir com as mudanças da terra, ela tb tem suas mudanças naturais. Ainda é impossível mantermos o conforto e a produção de comida sem degradar.
oOoGunner
oOoGunner Mês atrás
INTERESTELAR começa assim
Luiz Cardozo
Luiz Cardozo Mês atrás
Parabéns, Colombos! Redescobriram a América?
Samuel Victor
Samuel Victor Mês atrás
E a culpa, obviamente, nunca é dos agroindustriais.
Origenis Bento
Origenis Bento Mês atrás
Começa pelo agronegócio, mas antes fala do desmatamento e terraplanagem das colinas, depois menciona ae os desvios dos rios e construção de represas para instalação de hidrelétricas para o fornecimento de eletricidade, ( para o nosso melhor conforto) no geral, modificamos toda a natureza e suas ordens. Avanço Evolucionista. Da o prêmio NOBEL para esses camaradas.
Jade Oliveira
Jade Oliveira Mês atrás
Parem de mentir!!!
Teacher Laila Chris
Na região de Presidente Prudente também.
Rubinho de Ávilla C.
O Agro é Escroto!
Edna Alves Correa De Jesus
Pessoal não se enganem, vejam sobre a inversão magnética, filtrem essas informações, há muita mentira por trás dessas reportagens. Vamos acordar gente, chega de engolir tudo que é jogado na mídia.
Klaus
Klaus Mês atrás
Que tal estudar um pouco ?
Marinaldareis Reis
Marinaldareis Reis Mês atrás
Desmatamento e queimadas. Simples assim!.
Margaret Mattos
Margaret Mattos Mês atrás
Agora a culpa é do Bolsonaro, BBC socialista
Com Certeza
Com Certeza Mês atrás
Sim, mas a burra não fala que o causa a falta de chuva é o desmatamento.
daniel
daniel Mês atrás
Aqui na minha cidade passou sexta feira passada ai queria saber se pode voltar
Ednaldo Souza
Ednaldo Souza Mês atrás
O que causou a poeira foi a música da ivete sangalo, kkkkkkkk aquela que diz poeira, poeira levantou poeira. Eu comecei cantar e aconteceu kkkkkkkkkk. Eita voz poderosa minha em kkkkkkk.
Alain Pierre Alcantara
É uma terra boa, que, em se plantando, se tiver chuva, de tudo dá...
MBTHAIS
MBTHAIS Mês atrás
impressionante como quem está envolvido no agronegócio se descola da questão ambiental/crise climática/seca, a colocando como justificativa para o que aconteceu, mas sem mencionar que o seu próprio manejo que desconsiderou o equilíbrio ambiental por tanto tempo é a causa disso
MBTHAIS
MBTHAIS Mês atrás
obrigada, eu estava curiosa sobre
Elton Felipe
Elton Felipe Mês atrás
Esses Bolsonaristas só sabem sugar o país, povo egoísta que nunca estão satisfeito, enquanto os Bolsonaristas destroem as florestas pra saciar sua ganância a renda dessa destruição só fica na mão de meia duzia e a maioria da população que se lasca na seca, essa gente parece mais parasitas.
Jalles Santos
Jalles Santos Mês atrás
A GANANCIA HUMANA VAI CONTINUAR NOS DESTRUINDO
🎻 LightHouseMusic
Uma maldição pôr causa dá escolha de um líder DEMONÍACO, desde que esse enviado dás Trevas subiu ao PODER o Brasil vem sofrendo catástrofes uma após outra, esse ser dás Trevas falso Cristão ainda tem uma atitude de Cinismo: visitou o templo de Jerusalém, foi muito bem recebido e prometeu aos israelitas que reconheceria JERUSALÉM como capital de Israel, e não cumpriu o que prometeu, regra que vem fazendo em todas suas promessas, essa é a verdadeira rasão dá MALDIÇÃO NESSA TERRA SATÂNICA.
FIDÉLIS CABREIRA
FIDÉLIS CABREIRA Mês atrás
Faz arminha que passa
Danilo De Francesco
Salvem a natureza plantem árvores
ADRIANA SANTANA
ADRIANA SANTANA Mês atrás
resumindo - a poeira é tóxica
Alucard Mandraka
Alucard Mandraka Mês atrás
O video da veia varrendo a areia kkk
João Szczypula
João Szczypula Mês atrás
Quero ver quando Acabar as reservas petrolíferas e ter que quadruplicar as plantações de cana ,soja,pra.produzir combustível
Helgali
Helgali Mês atrás
Agronegócio não entendeu ainda que são justamente as plantações que contribuem pro ressecamento e estiagem das chuvas.
Helgali
Helgali Mês atrás
Ué, mas SP não é o estado mais avançado do país? Levando praticamente todo o país nas costas?
Adriann
Adriann Mês atrás
Gaara ou Crocodilo?
Aline Lage
Aline Lage Mês atrás
Então, além de pó é veneno também... caraca! Parabéns aos envolvidos... É Agro é pó, é poeira, é poeira tóxica! A produção agrícola predatória está criando mudança climática.
Nathanielly de jesus santos
Meu deus
LORENE FIGUEIREDO DE OLIVEIRA
O interior de SP é puro "Agrobusiness". Só derrubada de mata, degradação ambiental, consumo desenfreado de água e toda a desgraceira que acompanha este modelo predatório! Abaixo o agronegócio!
Caio Henrique
Caio Henrique Mês atrás
Só vai piorar daqui pra frente, não tem mais volta, não dá pra consertar isso.
Dolores Maria
Dolores Maria Mês atrás
Verdade o desmatamento é a causa .
CAROL
CAROL Mês atrás
Sé ir para o interior de SP e sentir a qualidade do ar é péssima , no litoral é bem diferente .
Renne Francisco
Renne Francisco Mês atrás
A conta tá chegando. A Mãe Natureza nos cobrará com juros e correções. Aguardem.
amauri antonio da silva
Na minha opinião o que causou isto foi o desmatamento, as queimadas
Jefferson Vieira Margutti
Vem logo meteoro, estamos te aguardando ❤️
Jefferson Vieira Margutti
O agro é pop!
Nair Estefania
Nair Estefania Mês atrás
O agro tá acabando com tudo. Ninguém come milho e soja. É o que acontece.
Leonardo Henrique Lemes Bezerra
Eu desenvolvo meu mestrado sobre Erosão Eólica no Brasil e desde 2019 venho dizendo que isso hora ou outra aconteceria.
almdrs
almdrs Mês atrás
Eu vi Gzuis na nuvem de poeira e ele tinha uma cartela de cloroquina. E tava falando pro povo correr pras igrejas pra doar.
Ruth Verde Zein
Ruth Verde Zein Mês atrás
a associação dos plantadores de cana, em vez de orientar seus membros sobre as melhores medidas para enfrentar essa situação "excepcional"- que vai ser, agora, o novo "normal"- fica tampando o sol com a poeira e fingindo que não passa nada. ou seja, qualquer coisa pelo lucro imediato nem que seja a custo dos lucros futuros. é ganância, ou estupidez?
Marcos Sá
Marcos Sá Mês atrás
Engraçado... Se no código florestal consta que 20% da área da propriedade tem que ser de RESERVA, porque nestas regiões tem apenas 5% de vegetação nativa? Tecnologia para manejo adequado do solo, e que pode evitar ou minimizar isso já existe, mas por que não é utilizada? Onde estão os "GESTORES" para fazer a gestão disso tudo? Se alguém souber, me responda por favor.
Tarcy Tunner
Tarcy Tunner Mês atrás
É manda a conta lá para o planalto estamos com uma crise ambiental seria ....😒😒😒
Maria das Dores
Maria das Dores Mês atrás
Vão se arrepender e se converter que é melhor do que tá conversando o que vocês. Não sabe
Cristiane Barbosa
Cristiane Barbosa Mês atrás
Onde moro aconteceu hoje novamente, foi a 3 tempestade de poeira em 1 semana. Nunca tínhamos visto algo assim antes, é muito assustador.
Maicon Castro
Maicon Castro Mês atrás
Brasil é o quintal dos outros países, a roça de todos, a regra é 1 só, retire o máximo que conseguir e coloque o mínimo possível, estrangeiro pensa no Brasil apenas como um grande mercadão.
Antonio Inacio
Antonio Inacio Mês atrás
Quem dera se o Brasil fosse pelo mesno quintal dos EUA. Pelo menos seria arrumado e mais seguro. Deve ser a fossa. kkkk
joana olimpio
joana olimpio Mês atrás
A água um bem precioso sim . Porém precisamos Trabalhar a questão de como resolver essa situação tão angustiante.
Nádia E.P
Nádia E.P Mês atrás
"causas excepcionais da seca e incêndios" aham. É verdade esse bilhete. É sim 🤦🏻‍♀️ até um leigo sabe que o homem tem dedo nisso.
Ciclistaloko Loko
Ciclistaloko Loko Mês atrás
This is the HAARP PROJECT!!!
sahtification
sahtification Mês atrás
Sou de franca e o que aconteceu aqui foi desmatamento sistemático Loteamentos ilegais
Josué Verba
Josué Verba Mês atrás
Antigamente se queimava a cana . Hoje é plantio direto na palha , e cana com resto sobre o solo . De onde se acha que a situação está pior ?
Josiel Júnior
Josiel Júnior Mês atrás
Me expliquem? Quando na historia do Brasil houve tempestade de areia?
Eduardo José da Silva
O presidente da china poderia candidatar no Brasil meu voto seria dele , porque no Brasil pessoas do governo só apresenta problemas e nem uma solução ! A China fez um deserto virar floresta , enquanto no Brasil os políticos só brigão entre si para ver quem manda mais e que tem mais poder ou para recuperar o poder , enquanto isso o Brasil vira motivo de chacota lá fora 🤣🤣🤣
Rafael Giovani
Rafael Giovani Mês atrás
Alunos da Dilma!!!! 😄😄😄😄😄
Rogerio Listo
Rogerio Listo Mês atrás
Que venha mais destruição 🙏🚀🎉
Memezeiro Do Caray
Memezeiro Do Caray Mês atrás
Kkkkkkkkk
sena marco
sena marco Mês atrás
Matéria pouco PROPOSITIVA. Esse tipo de matéria jornalística precisa algum dia ser mais inteligente. Sim, os agricultores precisam se adaptar. E é só isso? O problema está muito bem dimensionado, mas a proposição, não.
 Brain Light
Brain Light Mês atrás
Surreal, preocupante. Eu fiz um vídeo falando a respeito da tempestade de areia que aconteceu no ultimo domingo em SP. Da aquela conferida no canal.
Eva Maria
Eva Maria Mês atrás
Isso pra cumprir as escrituras! Jesus estar voltando!!!
Daniel bueno Daniel bueno
@TG TEM E MUITO
TG
TG Mês atrás
Não, Jesus não tem nada a ver com isso.
Artur Henrique
Artur Henrique Mês atrás
A cana de açúcar está destruindo o interior de sp.
Artur Henrique
Artur Henrique Mês atrás
O agro é tóxico.
Artur Henrique
Artur Henrique Mês atrás
Preparem-se que a cada ano isso vai piorar.
Artur Henrique
Artur Henrique Mês atrás
Isso que dá desmatar e encher de canavial o interior de São Paulo.
Próximo
O Mundo é dos Espertos EP 02
0:24
Visualizações 2 206 396
O MISTÉRIO DA GAROTA NOVA - pt.2
0:35
Visualizações 2 153 461
EVERGLOW (에버글로우) - Pirate MV
3:38
92% DAS PESSOAS ERRAM ESSE TESTE
0:29
Visualizações 102 205
Stray Kids "Christmas EveL" M/V
3:54
Visualizações 16 099 202