A ideia por aqui é falar sobre futebol em qualquer parte do mundo, destacando histórias, análises, táticas, estatísticas e jogos.
Comentarista do Esporte Interativo entre 2007 e 2013. E da ESPN entre 2013 e 2019. Atualmente estou em transmissões para diversas empresas: - Bundesliga na Band - Copa do Brasil no Prime Video - Brasileirão (séries A e B) para o exterior - Série C no Dazn - Copa do Nordeste no Nosso Futebol - Paranaense e Catarinense na NSports - Paulista no PaulistãoPlay
Tite foi pequeno em colocar a culpa de um mal posicionamento coletivo no vini e ter tirado ele tão cedo, o principal erro foi esse, e colocou o rodrygo e todo mundo percebeu que o problema nao era o vini nao querer voltar para marcar o juranovic e sim de posicionamento coletivo, erro grave de leitura de jogo e fora o brasil do tite ser um time totalmente voltado ao Neymar de armador oq eu sempre odiei pq nunca achei o neymar um grande armador tanto que o neymar perdeu muitas posses nesse jogo e se o brasil fosse um time que aproveitasse mais os outros jogadores e corrigisse cedo, o posicionamento coletivo, dificilmente, o volume de jogo nao ia aumentar.
Brasil perdeu esta Copa de 82 pela teimosia do Telê! Não adianta ter 7 craques no time e os outros 4 jogadores eram medianos: Valdir Perez, Oscar, Luisinho e Chulapa. Seleção tem que convocar os melhores em cada posição no momento! Goleiro: Raul, Leão e Carlos eram melhores do que Valdir Perez, mas só o Carlos foi convocado e era Reserva. Zagueiro: Seria uma dupla de zaga de respeito: Mozer e Edinho. Mais uma vez só um estava na Copa e era reserva. Centroavante: Os dois melhores eram Reinaldo e Careca, mas os dois estavam lesionados. Mas tínhamos Dinamite ou Nunes, que eram melhores do que o Chulapa, mas apenas o Dinamite estava na Copa e era Reserva. Mas poderia também ser feita uma mudança tática na equipe sacando o Chulapa do Time e colocando na Direita Tita ou Paulo Isidoro, mas só Isidoro foi convocado. Coisas do Telê!
O posicionamento da defesa era muito ruim. No terceiro gol tinha 2 ou 3 italianos totalmente livres dentro da área. E brasileiro sem marcar ninguém, e outros na frente dos italianos, ao invés de ficar atrás. Dá um pause na camera que fica atrás do gol e veja. No primeiro gol também. Italianos sozinhos e na frente dos brasileiros. No segundo gol, o waldir peres super adiantado, era igual nao ter goleiro. E o chulapa errou um gol na cara. Nao dá pra ser time dos sonhos com chulapa no ataque.
As pessoas querem explicar até o aleatório agora, imaginando aqui num exercício de futurologia vendo o Carleto treinando a seleção e caindo pra um europeu, vão chamá-lo de técnico fraco?
De todas as copas que o Brasil perdeu somente 82 e 78 o meio campo brasileiro era o melhor. Uma foi roubada e a outra foi trágico msm. No min 13 você menciona o domínio brasileiro quando ganhamos o meio campo. Nesse momento era a hora de sacar o Éder que não funcionava e reforçar o meio. Ali perdemos. Mas se a gente fizesse a lição de casa não só nessa copa como em outras é dito e certo que o hexa vem. Pq o futebol pode avançar mil anos mas o jogo se ganha e sempre vai se ganhar no meio campo.
Coloca essa Grécia pra enfrentar o M. City do Guardiola. Nem com toda a retranca possível, os gregos iriam aguentar o volume de jogo dos cityziens. Quando se joga com 4 camisas 10 (Grealish, De Bruyne, Gundogan e Bernardo) e 1 camisa 9 matador (Haaland), quem defende, não sabe a quem marcar. Tanto que na semifinal contra o Real Madrid, o Courtois entrou no jogo empenhado em parar o cometa e esqueceu de outros 4 atrás dele, principalmente Bernardo Silva, o homem do jogo no Etihad. Quando se joga também com uma linha de 3 defensores (Walker, Ruben Dias e Akanji) e 1 zagueiro jogando de primeiro volante (Stones), fica difícil para o adversário encontrar soluções, mesmo que tenha um plano de jogar no contra ataque. Em suma, a seleção grega perderia para o City.
Na argentina, o Messi não precisava marcar o volante, em Portugal, CR7 no auge não precisava marcar o lateral, Na França Mbappe tbm não marca o lateral. Pq na seleção o Tite inventou de colocar o Neymar para marcar o Volante? qualquer um sabe que além de desgastar o seu jogador mais criativo, vc não vai ter uma marcação adequada e, por isso, tínhamos um a menos no meio. Ou colocava o Richarlison pra fazer isso, ou abria mão dele ou do Raphinha e colocava outro volante e adiantava o Paquetá. Pois, Não dava para abrir mão do Vini. Porém, o jogador do Real precisa entender que A ESTRELA DO BRASIL É O NEYMAR e que se for preciso, até de zagueiro ele tem que jogar. Foi isso que o Di Maria fez na argentina e deu no que deu.
Rafa, você poderia fazer um vídeo falando sobre as transferências dos principais clubes do futebol europeu, falar sobre suas características e se o clube em questão tende a dar um “salto” com elas e quais as expectativas visualizando um possível cenário futuro. Abraços!!